Lentes de Contato: Mitos e Verdades!

Lentes de Contato: Mitos e Verdades!

As lentes de contato são ótimas opções de correção do grau em pacientes que desejam uma certa independência aos óculos. São ótimas alternativa para prática de esportes também.

Entretanto muitas dúvidas podem surgir referentes ao uso das lentes. Cabe ao oftalmologista a correta orientação.

 

Lentes de contato são todas iguais?

Existem diversos tipos de lentes de contato: rígida, gelatinosa e híbrida. As três possuem materiais e esquemas de troca diferentes que vão se adequar as necessidades dos pacientes.

 

Soro fisiológico é ideal para higienizar as lentes de contato?

O soro fisiológico é ineficaz para a higienização de lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. Além de aumentar o risco de contaminação das lentes caso seja armazena e reutilizado. O ideal é utilizar apenas produtos específicos para limpar as lentes.

 

Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono?

Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima , a córnea fragilizada leva ao aumento do risco de infecção.

 

Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato?

Atualmente, as lentes de contato podem corrigir qualquer erro de refração ( grau de óculos). Existem lentes de contato chamadas tóricas que conseguem corrigir o astigmatismo.

 

Pode aplicar a maquiagem usando as lentes de contato?

As lentes de contato devem ser colocadas antes de aplicar a maquiagem.

 

Deve-se lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato?

Antes de manusear as lentes de contato, é preciso lavar as mãos com sabonete neutro para remover a oleosidade e resto de corpos estranhos que possam danificá-las.

 

O estojo de armazenagem de lentes de contato deve ser higienizado?

O estojo acumula bactérias e por isso é necessário higienizá-lo com um produto específico, ou com o mesmo utilizado nas lentes. A limpeza do estojo deve ser feita uma vez por semana, e o ideal é que a troca do acessório seja feita a cada quatro meses. A utilização de estojos descartáveis também é recomendável.

 

Lentes de contato não devem ser utilizadas em viagens de avião?

Não há problemas em usar lentes de contato em viagem de avião. Porém, se o voo passar de 4 horas de viagem, é recomendável retirar as lentes de contato, pois o ar que circula dentro do avião é muito seco e pode causar sensação de olho seco, causando irritação e ardência nos olhos. Solicite ao oftalmologista um colírio lubrificante para usar sobre as lentes em viagens de avião.

 

Óculos de grau são melhores que lentes de contato para corrigir a visão?

Ao contrário dos óculos, as lentes de contato não embaçam dão um campo de visão periférico mais amplo sem a limitação do bordo da armação, proporcionando uma ótimavisão de qualidade.

 

Lentes de contato podem se perder dentro do olho?

A parte interior das pálpebras e anterior do olho é revestida por uma membrana transparente, que forma uma dobra que impede o deslocamento da lente de contato por dentro desta região.

 

Lentes de contato podem estacionar a miopia?

A lente de contato não estaciona a miopia. Se ela aumentar será por decorrência do crescimento do olho ou por alterações desenvolvidas no cristalino, como a catarata.

 

Lentes de contato podem provocar infecções oculares?

São raros os problemas causados pelo uso de lentes de contato.

Normalmente são causados pelo mau uso e má higienização das lentes. Para evitar qualquer tipo de infecção ocular, o usuário deve estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção das lentes de contato.

 

Usuários de lentes de contato devem manter um par de óculos reserva?

É aconselhável que os usuários de lentes de contato, principalmente os que dependem do grau para enxergar, tenham um par de óculos de reserva.

 

Lentes de contato coloridas não possuem grau de correção?

Como qualquer outra lente de contato, as coloridas podem ser solicitadas com grau Para isso, elas precisam ser adaptadas e indicadas pelo oftalmologista.

 

As lentes de contato podem causar desconforto durante a gravidez?

As alterações hormonais da gravidez interferem na lágrima. Isso pode desencadear, nas grávidas, uma intolerância a lentes de contato, que podem provocar a sensação da crise de olho seco e vista embaçada.

 

Para saber qual a melhor lente para seu olho e grau.

Clique aqui e agende sua consulta

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes