Transplante de Córnea

Transplante de Córnea

Quando fazer?

Essa cirurgia é indicada quando existe alguma doença na córnea que altere sua transparência ou cause sua deformidade, prejudicando a visão. Principais doenças: ceratocone avançado, cicatrizes importantes, distrofias hereditárias, infecções graves.

Como é a cirurgia do transplante de córnea?

A cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou local. É feita a substituição da parte central da córnea doente por outra sadia, cedida por um doador. Todas as outras estruturas do olho são mantidas, e não há alteração na cor dos olhos do paciente.

Como é a recuperação visual após transplante de córnea?

No transplante de córnea penetrante e lamelar anterior, a recuperação visual se dá gradualmente ao longo do primeiro ano da cirurgia e tem alta taxa de sucesso. No transplante endotelial a recuperação visual é bem mais rápida, podendo haver melhora importante logo de 1 semana á 1 mês.

Como se inscrever para receber uma córnea e como funciona a fila de espera?

No Brasil existe uma fila única de tecidos, regulada pela Central de Transplantes de cada região ou cidade. Cabe ao médico oftalmologista inscrever o paciente de acordo com sua doença e sua necessidade.

Os pacientes vão para uma fila única e são selecionados automaticamente de acordo com sua posição na lista por programa de computador sem nenhuma possibilidade de interferência de seus operadores. 

Quais os tipos de transplantes de córnea?

Existe basicamente 3 tipos:
  • Penetrante: onde é removida todas as camadas da córnea, ou seja, toda sua espessura.
  • Lamelar anterior: onde é removido as camadas mais anteriores, mas é mantido a camada mais interna chamada de endotélio.
  • Endotelial: onde somete é removido a camada mais interna, e preservado as mais externas.
Cada técnica tem suas principais indicações, sendo que, as técnicas lamelares e endoteliais apresentam um risco menor de rejeição de comparados com a penetrante.

Existe transplante feito com laser?

Sim.  Através do laser de Femtosegundo, conseguimos fazer o corte da córnea doente de maneira precisa e extremamente regular.

Outras vantagens seriam:

  • • Menor tempo de cirurgia;
  • • Possibilidade de menor número de suturas, minimizando o astigmatismo pós-operatório;
  • • Remoção mais precoce das suturas.

Solicitar um Agendamento

Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!