Alergia Ocular

Alergia Ocular

O que preciso saber sobre alergia ocular?

As reações alérgicas, decorrentes de uma resposta aumentada do sistema imunológico, pode acometer os olhos.

A alergia pode ser leve, com poucos sintomas, até quadros graves, com muita coceira e sensibilidade à luz, inclusive com risco de perda da visão.

Sintomas

O paciente apresenta coceira nos olhos, lacrimejamento, fotofobia (luz incomodando) e aumento da secreção ocular. Várias substâncias como creme de proteção solar ou maquiagem, o pólen, pêlo de animais, ácaros,e menos frequente, alguns alimentos, pode desencadear o processo alérgico ocular, tanto em adultos como em crianças. Em ambos os casos existe uma predisposição do organismo do paciente para ter a alergia.

Tratamento

O oftalmologista precisa avaliar o paciente para diagnosticar a gravidade ou não do quadro e conduzir o tratamento.  O tratamento é local com uso de colírios e algumas medidas são também importantes:

Medidas ambientais

Diminuir o contato dos pacientes com alérgenos, que são substâncias do ambiente que desencadeiam as crises de alergia – pó, pelos de animais domésticos e ácaro costumam ser os principais causadores de alergia nos olhos. Adotando medidas de higiene ambiental, retirando tapetes, cortinas, brinquedos de pelúcia e animais domésticos do contato com a criança ou pessoa alérgica, além de usar capas especiais nos travesseiros e colchões.

Tratamento ocular

Utilizamos compressas frias para diminuir a coceira e, quando necessário, são utilizados colírios. Nestes casos o médico oftalmologista deve acompanhar o caso para evitar e tratar as possíveis complicações. Somente o oftalmologista pode prescrever os colírios específicos, já que muitos deles, se usado sem orientação médica podem causar danos até permanentes na visão.

A alergia tem cura?

Alergia ainda não tem cura, mas tem controle e, no caso das crianças, costuma melhorar durante a adolescência. Muitas vezes os pais ficam desesperados e costumar procurar tratamentos alternativos, que muitas vezes não tem eficácia cientifica comprovada.

Infelizmente não existe evidencia que homeopatia ou vacinas funcionem nestes casos. É importante acompanhar com oftalmologista de confiança para manter a doença sob controle e tentar evitar as complicações da alergia ocular.

Solicitar um Agendamento

Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!