Ceratocone

Ceratocone

O que é o Ceratocone?

O Ceratocone é uma doença onde ocorre o encurvamento e afinamento progressivo da córnea. Em outras palavras, a córnea torna-se “pontuda”, em forma de cone.

Existe uma causa para essa doença?

A causa é desconhecida. Acredita-se que tenha um componente genético, por isso pode ocorrer em mais de uma pessoa da mesma família. O ato de coçar tem papel importante no desencadeamento e piora desta doença.

Como posso saber se tenho Ceratocone?

O diagnóstico do ceratocone é feito pelo oftalmologista. A primeira suspeita ocorre quando paciente apresenta grau de astigmatismo elevado, em progressão ás vezes rápida e qualidade da visão ruim mesmo com óculos. Posteriormente os exames de ceratoscopia computadorizada da córnea confirmam o diagnóstico através das medidas de sua curvatura.

Quais os tratamentos para o Ceratocone?

Os estágios iniciais e moderados da doença são tratados com óculos,e se necessário lentes de contato específicas para ceratocone. O implante dos segmentos de anel intracorneano pode ser necessário quando o paciente não se adaptar ás lentes. Nos estágios avançados pode ser necessário procedimentos cirúrgicos.

Como posso evitar que minha doença piore?

É muito importante que o paciente se conscientize a não coçar os olhos. O uso de colírios antialérgicos prescritos pelo oftalmologista auxilia muito também. E atualmente o procedimento crosslinking de córnea fortalece a estrutura corneana e ajuda a evitar a progressão da doença. Portanto é muito importante o acompanhamento periódico com o oftalmologista.

O que é a cirurgia de implante de anel Intracorneano?

É um procedimento onde são inseridos 1 ou 2 segmentos de anel de material compatível com o olho. E tem como finalidade melhorar o encurvamento da córnea, deixando ela então mais regular e com isso muitas vezes conseguimos adaptar um óculos e/ou lentes de contato ajudando na visão. A cirurgia é feita somente com colírios anestésicos e, portanto é indolor. Não é necessário internação. E atualmente é feita com o auxílio do laser de Femtosegundo, tornando se uma técnica bem precisa e segura.

O que são as lentes esclerais?

São lentes maiores que  se apoiam na parte branca do olho com isso elas não se movimentam  possibilitando 10 vezes mais conforto que as convencionais.

Pacientes referem conforto semelhante a lentes gel!

Além  disso é possível adaptar em olhos com ceratocone avançado adiando ou até evitando a indicação do transplante de córnea. Para testar, agende uma consulta conosco.

Solicitar um Agendamento

Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!