Conjuntivite Viral

Conjuntivite Viral

O que é a conjuntivite viral?

É uma inflamação da membrana que recobre o globo ocular (conjuntiva) causada por vírus. É a forma mais comum de conjuntivite e altamente transmissível.

Como se dá a transmissão, duração e contágio da Conjuntivite Viral?

A transmissão se dá pelo contato direto com a pessoa infectada, mãos, objetos e secreções. A conjuntivite viral é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste.

A doença pode durar de 7 dias á 3 semanas. E durante todo o período da manifestação da doença, ela é contagiosa.

Quais os sintomas?

O início do acometimento ocular costuma ser unilateral, com sensação de corpo estranho, fotofobia, lacrimejamento, edema palpebral. Em 24 a 48 horas costuma acometer o segundo olho.

Após um curto intervalo de tempo pode evoluir para o 2 estágio, onde o paciente pode apresentar pseudomebranas na conjuntival palpebral e infiltrados (manchas) na córnea e turvação visual.

Qual o tratamento?

Na fase inicial, por ser uma conjuntivite causada por vírus, é necessário somente tratamentos para aliviar os sintomas: compressas frias com soro fisiológico, lubrificantes.

Os estudos não mostraram nenhum beneficio pelo uso (na fase aguda da doença), de nenhuma droga, incluindo corticoides, drogas antivirais e antibióticos ou antissépticos.

Se ocorrer o aparecimento das pseudomembranas, é necessária a remoção mecânica e a introdução de colírios de antibiótico e corticoide. Às vezes o desconforto é tão intenso sendo necessário o uso de anti-inflamatório via oral.

O tratamento para os infiltrados na córnea consiste em corticoides tópicos por tempo prolongado com retirada lenta sob supervisão médica. E em alguns casos refratários ao tratamento pode ser necessário o uso de drogas imuno moduladoras e/ou imunossupressoras tópicas.

O que devo fazer para evitar a transmissão da conjuntivite?

  • • É muito importante o paciente tomar algumas medidas preventivas para minimizar o contágio de outras pessoas: separar objetos de uso pessoal, toalhas de rosto, fronhas de travesseiros;
  • • Enxugar os olhos com lenços descartáveis;
  • • Lavar bem as mãos frequentemente;
  • • Evitar ficar em ambientes fechados com muitas pessoas.

Solicitar um Agendamento

Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!