Herpes Ocular

Herpes Ocular

O que é o Herpes Ocular?

É uma infecção no olho causada pelo vírus do herpes simples, o mesmo do herpes labial.

Quais são os sintoma do Herpes Ocular?

Podem aparecer pequenas vesículas no bordo palpebral que, depois de duas semanas secam e criam crostas. Na conjuntiva e córnea, os sintomas são hiperemia, sensação de corpo estranho, lacrimejamento e a formação de úlceras (dor) e de cicatrizes que podem levar à perda progressiva da visão, se a doença não for tratada a tempo.

Como eu sei se tenho Herpes Ocular?

Na verdade, a maioria da população brasileira adulta já entrou em contato com esse vírus em algum momento da sua vida, mesmo sem ter tido qualquer sinal disso.

O vírus do herpes entra no nosso organismo através da mucosa oral ou nasal, se aloja nos nervos e ali permanece silencioso. Eles ficam adormecidos nesses nervos até um momento em que a imunidade da pessoa diminui aí ele pode reativar e causar a infecção.

Na maioria das pessoas o vírus fica adormecido por toda a vida sem nunca causar nenhuma infecção, mas em outras ele reativa e infecciona. Outros fatores de risco também são as viroses, exposição excessiva ao sol, febre, traumas, estresse físico e emocional, HIV.

É fundamental procurar um oftalmologista assim que perceber qualquer sintoma.

Qual o tratamento da infecção ocular pelo Herpes?

O tratamento vai depender da forma de manifestação do Herpes ocular.

Se a infecção for somente superficial (epitelial) são utilizados antivirais tópicos na forma de pomada.

Na outras manifestações que comprometam outras camadas da córnea e/ou intraocular usamos os antivirais por via oral, que costumam ser bastante eficientes.

Solicitar um Agendamento

Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!