Crosslinking

Crosslinking

Evitando a progressão do Ceratocone

Como funciona o procedimento Crosslinking de Córnea?

O Crosslinking é um tratamento inovador tratamento que visa aumentar a rigidez estrutural da córnea, aumentando as ligações entre as fibras de colágeno. Com isso, os pacientes com ceratocone ou outras doenças ectásicas, tem a córnea menos deformável e por esse motivo diminuem ou interrompem a progressão da doença.

Quando o Crosslinking é indicado?

Nos casos de Ceratocone, Degeneração Marginal Pelúcida, Ectásias de córnea pós cirurgia refrativa, que estejam progredindo, ou piorando sua evolução.

Qual a idade indicada?

Adultos (acima de 18 anos) com progressão da doença. Abaixo de 18 anos quando diagnosticada a doença.

Quanto tempo dura o procedimento? É indolor?

O procedimento dura aproximadamente 1 hora. É feito uma raspagem na córnea usando somente colírios anestésicos primeiros 30 minutos, é instilado colírio de Riboflavina (vitamina B12).

Próximos 30 minutos, córnea fica exposta a radiação ultravioleta com comprimento de onda especifico, para que ocorra o Crosslinking entre as fibras de colágeno. O procedimento é indolor.

O que esperar no pós-operatório?

Ao final do procedimento, o paciente fica com uma lente de contato gelatinosa sobre a córnea, que serve como curativo. Essa lente é retirada pelo médico 5 a 7 dias após.

O paciente pode sentir desconforto a visão pode ficar embaçada por 1 a 2 semanas. Serão necessários colírios de antibiótico e anti-inflamatório. É recomendado o uso de medicação via oral para dor nos primeiros dois ou três dias.

Solicitar um Agendamento

Ligue para (11) 2306–6320 / 3283–0732 ou envie seu nome e e-mail para solicitar um agendamento de consulta. Entraremos em contato!