Dicas para escolher o óculos ideal

Vários fatores devem ser levados em conta quando o paciente vai escolher seu óculos

O tipo de correção a ser feita (miopia, hipermetropia, presbiopia), estilo pessoal, formato do rosto e cor do cabelo e dos olhos, entre outros.

Ao escolher a armação, o ideal é que ela termine alguns milímetros abaixo das sobrancelhas, pois elas compõem a expressão e devem ficar à vista.

Além disso elas devem combinar com o formado do rosto, a cor da pele e dos olhos.

O nariz apoia e equilibra os óculos. A escolha do modelo deve levar em consideração se o nariz é maior do que o normal. Neste caso é importante escolher uma armação com a ponte (aro que apoia o nariz) mais baixa para ficar mais confortável.

Quanto ao formato, no rosto arredondado a melhor escolha são as armações quadradas e retangulares que deixam o visual mais longo e suavizam o formato.

O rosto quadrado fica bem com armações redondas ou ovais, que equilibram os traços fortes da face. As armações devem se finas e delicadas.

Qual tipo de óculos combina mais com o formato do seu rosto

Um rosto triangular fica melhor com óculos que destaque a parte de cima da armação, como os de meio aro, ou óculos gatinho, até mesmo uma armação com duas cores, sendo a de cima a mais escura e a de baixo mais clara.

A face ovalada é a mais fácil de escolher uma armação, e fica excelente com qualquer tipo, escolha uma que combine com a sua personalidade.

As armações escuras combinam com peles morenas e são mais marcantes. As coloridas chamam mais a atençãoe combinam com personalidades mais ousadas. As brancas são indicadas para pessoas que tem olheiras e para mulheres que gostam de usar maquiagem.

Para altos míopes (acima de 4 ou 5 De) o tipo de armação ajuda bastante a “disfarçar” a espessura da lente. O indicado são armações estreitas, com aro, e que este seja de certa espessura.

As armações “fio de nylon” (com aro somente na parte de cima) e as “3 peças” (onde não há aro e a haste é presa diretamente na lente) não são indicadas, pois destacam ainda mais a espessura da lente.

Para os pacientes que vão utilizar somente óculos para leitura (de perto) o ideal também são as armações estreitas, que permitem olhar por cima delas quando o paciente estiver olhando para longe, evitando assim ter sempre que retira las do rosto.

Para pacientes com astigmatismos, a armação não deve ser curva e sim reta, a fim de não causar distorções na qualidade visual.

A escolha da lente ideal vai variar de acordo com a grau do paciente. Quando o paciente apresenta graus mais elevados é importante a escolha de lentes chamadas de alto índice de refração. Essas lentes minimizam a espessura da lente dos óculos, minimizando também as aberrações que acompanham as lentes mais grossas.

Consulte um especialista para mais detalhes e orientações.

 

ENTRE EM CONTATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar destes