Visão embaçada após Crosslinking é normal?

Visão embaçada após Crosslinking é normal?

A técnica de Crosslinking é utilizada como tratamento do ceratocone, patologia em que há a deformação da córnea causada pelo afrouxamento das fibras de colágeno e o crosslinking visa devolver a força dessas fibras. Como consequência da aplicação da técnica, é normal a ocorrência de vista embaçada.

O Ceratocone é uma doença oftalmológica progressiva que tem como principal característica o afrouxamento das fibras de colágeno na córnea, causando a alteração de sua estrutura interna o que leva ao surgimento de uma deformação em formato de cone. Com isso o paciente costuma apresentar grau elevado de astigmatismo com aumento rápido.

O tratamento do ceratocone se vale de algumas estratégias farmacológicas, tipos especiais de lentes de contato, óculos, implante de anel corneano e o procedimento de crosslinking de colágeno corneano, que tem como principal objetivo o impedir a evolução da doença. Este é um procedimento eficaz, seguro e pode ser indicado em casos de ceratocone progressivo e ectasia progressiva causada por Cirurgia Refrativa.

É uma técnica minimamente invasiva, realizada com colírio anestésico e consiste na aplicação de vitamina B2 associada à utilização de uma frequência específica de raio ultravioleta do tipo A com baixa potência e penetrância limitada à espessura da córnea. A combinação da vitamina B2 com a ação localizada dos raios UV-A de baixa potência promove o aumento das ligações químicas entre as fibras de colágeno, aumentando sua resistência e devolvendo o vigor da córnea. Desta forma é possível retardar ou estabilizar a progressão do ceratocone.

Logo após a cirurgia é normal que o olho tratado ficar vermelho, com algum desconforto doloroso e aumento na produção de lágrimas. É esperado que a recuperação da visão ocorra após quatro a cinco semanas, mas não é anormal que alguns pacientes levem até 6 meses para estabilização completa e um número significativo de pacientes necessitam de óculos ou lentes de contato após a cirurgia para obter melhor qualidade visual.

Com isso, a resposta da pergunta inicial do título desta postagem é sim, é normal a ocorrência de visão embaçada após a cirurgia de crosslinking, mas este efeito indesejado pode ser corrigido e a escolha do uso do crosslinking se justifica porque as taxas de sucesso na estabilização (e eventualmente até alguma regressão) da doença podem atingir mais de 90%.

 

Você tem ceratocone ou suspeita ter Ceratocone?

Tem dúvidas sobre qual o melhor tratamento para seu caso? Clique aqui e agende sua consulta.

 

ENTRE EM CONTATO

Você também pode gostar destes